Arquivos Mensais: July 2009

Como ser um imigrante em Quebec?

Muitas pessoas me perguntam como eu consegui vir para o Canadá. Umas porque querem vir também. Outras por curiosidade, outros simplesmente para entender como cheguei até aqui.

Confesso que responder isso tantas vezes cansa rs

Resumindo, se você já entendeu o que significa ser um imigrante e está mesmo determinado a tentar, recomendo uma leitura no site http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca. E ainda nas comunidades http://www.brasilquebec.com e http://www.brasmontreal.net/. Nesses lugares você encontrará exatamente todas as informações que precisam. Você não precisa de agência de turismo, nem advogado e nem despachante para esse processo!

Muitas pessoas também perguntam se eu casei com um Canadense. Não!!

Para obter o direito de morar no Canadá, com todos os benefícios de um cidadão, você pode escolher entre dois processos de Imigração, o Federal e o da Província de Quebec. No meu caso, escolhi o da Província de Quebec. Quais são as principais diferenças?

  • Quebec você faz até 35 anos. Federal até 49 anos.
  • Quebec aceita estágio e empregos não consecutivos como experiência de trabalho. Federal não aceita estágio e você precisa ter pelo menos 1 ano de empresa para contar como experiência de trabalho.
  • Quebec precisa falar francês. Federal inglês ou francês. (Ambos possuem entrevista e exigem um nível mínimo de conhecimento do idioma).

No meu caso, o processo Federal seria muito mais complexo, já que sou nova para comprovar tanto tempo de experiência de trabalho. Obviamente, pelos diversos fatores, o processo de Quebec se tornou muito mais favorável, até porque eu já havia estudado francês. E inglês a vida toda.

O passo-a-passo (Processo Quebec) – tempo em média de 1 ano:

  • Reunir documentos (histórico escolar, comprovante de cursos de inglês e francês, comprovante de empregos – caso você tenha trabalhado muito como freelancer como eu, eles aceitam o contrato carimbado e assinado com o tempo de prestação de serviço. Não serve apenas uma carta do empregador).
  • Enviar documentos e pagar taxas
  • Fazer pesquisas sobre a cidade escolhida da Província de Quebec, emprego, moradia, cultura e reunir tudo para a entrevista.
  • Fazer entrevista em francês com uma pessoa da imigração. Levar os documentos originais e as pesquisas. Receber o CSQ (Certificado de Seleção da Província de Quebec).
  • Enviar o CSQ e mais documentos da Polícia Federal, Cívil e Justiça Federal que nada consta contra você. Além de fotos e mais pagamento de taxa.
  • Aguarda o pedido de exames médicos. Faz exames médicos: Sangue (HIV), Raio X do tórax e consulta com o médico. Os exames você pode tentar pelo plano de saúde, mas a consulta é particular. Se tiver tattoo precisa fazer hepatite também. Os exames são enviados para Trinidad e Tobago. Mais pagamento de envio.
  • Chega o pedido de envio do passaporte. Envio do passaporte mais pagamento de taxa.
  • Finalmente chega seu passaporte com o seu visto que tem validade de 1 ano.

No meu caso, comecei meu processo em fevereiro de 2007 e finalizei em fevereiro de 2008.

Você não é obrigado a morar na Província de Quebec ao terminar o processo. Algumas pessoas escrevem indignadas quando sabem que algumas pessoas não ficaram em Quebec. Mas conheço casos de pessoas que conseguiram vaga de emprego em Toronto ou se adaptaram melhor em Vancouver. Por que não? Ninguém é obrigado a fazer um processo para ser infeliz ou deixar de lado oportunidades. Se a pessoa faz o processo por Quebec já pensando em morar em outro lugar, é um problema da pessoa, a consciência é dela.

E por outro lado…Acho o acolhimento do Processo de Quebec fantástico, todos programas que o governo oferece. Vale a pena mesmo ficar por aqui. ; )

O que é ser imigrante?

Ser imigrante não é fácil. Tudo começa ainda no Brasil, quando temos que enviar formulários, pagar taxas, estudar, estudar e estudar. E quando chegamos no Canadá? Mais papéis, mais estudo, mais e mais tudo.

Ser imigrante significa está longe das pessoas que amamos, enfrentar desafios todos os dias, recriar laços, possibilidades e sonhos.

Para ser um imigrante você precisa ter coragem ou pelo menos ser determinado. Ter uma mente aberta. Entender que nem tudo é como queremos, na hora que queremos.

Temos que aprender a sorrir mais, a ser mais tolerantes com as nossas próprias dificuldades e as dos outros e o mais importante: Não ficar parado!

Para os que começam o processo, eu desejo boa sorte. Para os que já chegarem, eu desejo boa sorte. E aos que permanecem no Brasil, igualmente!