Arquivos Mensais: March 2010

Imposto de Renda em Québec – Canadá

Bom, o assunto da vez agora é o imposto de renda!

Primeiro algo que eu não sabia é que aqui em Québec se faz dois impostos de renda. Sim, dois!! Um federal e um provincial. Ambos devem ser entregues até 30 de abril.

Pelo o que eu pesquisei, se paga em média 40 dólares para um contador fazer o seu. Acredito que vale a pena no começo se vc tem um imposto muito complicado. MAS se sua renda não passou de 20 mil dólares durante o ano (valor para pessoas solteiras – ver abaixo a tabela para os demais casos), existem várias instituições que oferecem o serviço gratuito para você.

Personne Éligible :
  • Revenu maximum de 20 000$ pour une personne seule
  • Revenu maximum de 26 000$ pour un couple
  • Enfant à charge 2 000$

Esse serviço gratuito é chamado de Clínica de Imposto ou melhor, Clinique d’impôt. Caso você queira localizar um lugar mais próximo da sua casa, basta colocar no Google que você encontrará vários centros que ajudam a fazer o imposto de renda.

Alguns centros você precisa ligar antes e agendar. Alguns pedem uma quantia em torno de 5 ou 6 dólares. A maioria funciona entre março e abril.

read more »

Commission Scolaire de Montréal

Outro dia, Flávio me perguntou onde ele podia estudar francês sem ter que esperar a Francisação.

Depois de um século para responder, eu estava arrumando meus documentos quando achei o papel com endereços das escolas da CSDM.
Algumas escolas que fazem parte da Comissão escolar de Montréal possuem os cursos que você paga um valor representativo (em torno de $40) para se matricular por um semestre. É como se fosse a francisação, mas você não recebe bolsa. Eu já tinha falado sobre isso quando falei sobre o Centre Lartigue.
Para saber qual escola mais perto da sua casa oferece o curso, acesse: http://www.csdm.qc.ca/RechercheEtablissement.aspx.

Então..Nada de perder tempo esperando a francisação! Ligue e veja o calendário das próximas aulas! Bonne chance!

De volta…Fazendo as malas parte 2

Olá Todos!

Estou de volta ao Canadá e finalmente de volta ao blog.

Segui o que os canadenses adoram fazer no inverno: Fugir para um lugar quente! E claro, eu fui para o Brasil.

Aproveito esse post para falar de algumas coisinhas que trouxe na mala, agora com mais experiência.
Sei que dessa vez tive que rezar para não abrirem minha mala, pois eu trouxe de tudo um pouco (e muito), ai vai a lista:

- Leite condensado (aqui você acha, mas bem mais caro)
- Creme de Leite (esse é bem difícil de achar! )
- Leite de coco
- Bombril (afe rs.. n sei se não procurei direito, mas palha de aço como a nossa, não achei!)
- Paçoca (amooo)
- Pé de Moleque
- Filtro de Água (acreditem, trouxe um filtro! Aqui vc encontra umas jarras tipo filtro – de eficiência duvidosa, mas eu estava achando insuportável beber água da pia, não por nojo, mas pelo gosto mesmo). Comprei um de plástico super leve, imitação daqueles de cerâmica, funciona muito bem!
- Chocolate Nescau (amo!!)
- Nescau Light
- Adoçante liquido
- Serenata de Amor (ótimo presente para os canadenses, eles ficam extremamente felizes quando ganham!)
- Peneira plástica (aqui só encontrei de metal).
- Desodorante spray
- Silicone para cabelo

Algo que minha mãe trouxe da vez que ela esteve aqui e eu achei muito importante, foi o liquidificador! A maioria tem copo de vidro – eu não gosto – além de pesado, se cair no chão, já foi!! Então bom mesmo é aquele de copo de plástico inquebrável.

Outra coisa que recomendo tb, só por reserva, é o abridor de lata. Eu comprei um aqui elétrico, super barato ($10), mas esse fim de semana quebrou. Vou ter que comprar outro, ou fico sem fazer meu macarrão rs. Portanto, tragam um: é leve, pequeno e prático.