Arquivos Mensais: October 2010

Mercado de trabalho em Montréal – Canadá. Primeiros passos.

Acredito que o maior medo de um imigrante ao chegar no Canada é em relação ao Mercado de Trabalho.

Quando eu voltei das minhas “férias” do Brasil, no último inverno, eu pensei que já era hora de procurar algo por aqui, mesmo com o projeto no Brasil.

Acontece que eu tinha feito a tradução do meu currículo no Brasil, por exemplo, mas ele não estava nos padrões canadenses. E mesmo sabendo que o mercado de web é relativamente fácil, resolvi que era hora de procurar um centro de emprego para tirar minhas dúvidas. Eu sei que muito de vocês já chegam com tudo isso pronto.

Fui em três centros. Sendo um deles, o Emploi Québec de Cotê-des-Neiges, que não gostei. O melhor centro foi o: http://www.crecdn.com/ . Eles são super organizados e o treinamento acontece individualmente. Vale lembrar que, pelo menos nesse centro, eles não garantem emprego.

O treinamento consiste em aprender sobre o Mercado de Trabalho, aprender sobre você mesmo, suas qualidades e defeitos e como você deve apresentá-los ao seu futuro empregador. Além disso, eles fazem seu cartão de visita, corrigem seu currículo em francês e inglês e por fim, você faz uma entrevista filmada, na qual o conselheiro avalia junto com você, os seus pontos fortes e fracos. Isso inclui a roupa que você usa, cabelo, acessórios, perfume, etc.

read more »