Devagar e sempre!

Achei esse título a cara do blog, considerando a quantidade de atualizações que eu tenho feito!

Mais uma vez, quero agradecer a todos pelas mensagens, comentários que sempre me motivam com esse desafio que é a imigração :)

Eu não tenho nenhum tema específico para falar, então vou falar de assuntos gerais que acho que podem ser interessantes para todos de alguma forma sobre minha experiência de vida no Canadá até então.

O ano de 2012 foi bem diferente, digamos assim! Pelo menos para mim, foi um ano de altos e baixos e muita correria.

O ano começou com a procura de um novo emprego que terminou em duas ofertas e uma escolha. E como toda escolha, tem seu preço. Passei a trabalhar em uma empresa muito maior, com a sede nos Estados Unidos. Para quem praticamente trabalhava só em francês, passar a ter reuniões pelo telefone com pessoas nos Estados Unidos se tornou um desafio. Não somente isso, mas a responsabilidade de cada projeto e cada apresentação tomou uma dimensão muito maior do que a que eu estava acostumada.

Se antes eu falava com clientes que muitas vezes não entendiam nada (ou praticamente) de Internet, agora eu lido com equipes altamente especializadas e que perguntam cada detalhe de um layout ou uma interação no sistema (em inglês ou francês). Fora a equipe da India…

Ser bilingue, não apenas se tornou um +, mas uma obrigação. Sim, porque para você defender bem sua ideia, você precisa se comunicar bem. E para fazer uma equipe inteira de programadores, designers, gerentes, etc entender, vc precisa se comunicar muito bem – ou tentar pelo menos!

O curso não McGill também está sendo outro fator estressante nesta jornada. Para quem não sabe, eu faço um Diploma em Gerenciamento e posso dizer que o programa  é cansativo. Os trabalhos em grupo são intermináveis. Eu não sei como são os cursos de todas as Universidades no Brasil e não sei se pelo fato de aqui ser inglês, mas eu acho 3 vezes mais cansativo do que os cursos que fiz no Brasil. Essas últimas semanas posso dizer que são as piores, com a entrega dos relatórios, apresentações e exames.

E o voluntariado para o PMI continua. Esse ano eu fiz todo o material gráfico para o Simposio e isso foi outra coisa que tomou bem meu tempo.

Mas bem, tudo está dando certo, tirando a bagunça da casa e os pratos na pia,  posso dizer que tanto esforço tem dado resultado.

Sim, eu faço outras coisas além de trabalhar e estudar: Eu viajo! Esse verão minha mãe veio me visitar :) e viajamos. Viajei para Toronto, Ottawa, Quebec, Nova York, Boston, Vermont e a próxima viagem será para Cuba!

Pensando nesse relato eu chego à uma conclusão : Aprendizado. Tem 3 anos que eu estou no Canadá, 3 mudanças de endereço, em 3 idiomas. Ou eu aprendo ou eu aprendo. E isso tem um lado bom, nem sempre divertido e muito cansativo, mas ainda bom. Às vezes eu me lembro, como minha vida era fácil no Brasil. Eu penso muito no Brasil, mas não penso em voltar. Se eu estou 100% adaptada? Diria que não. Ainda faltam uns 40% talvez.

Cada ano que já vivi aqui, foram anos intensos. 1 – Descoberta 2/3 Adaptação e o 4? Próximos capítulos…Nem sempre devagar, mas sempre.

6 Comentário

  1. Renan
    Postado em December 6, 2012 at 21:12 | Permalink

    Muito legal, continue dando alô de vez em quando :)

  2. Postado em January 4, 2013 at 21:13 | Permalink

    Oi Gabi, ha tempos nao lia seu blog e ver ele agora me dar animo para continuar.
    Depois de muitas duvidas acabei vindo pra Montreal, estou fazendo 2 meses aqui e nao é facil, so quem imigra sabe o que é. Estou no processo de adaptacao, mas ta valendo a pena.
    Bjo grande e boa sorte.

  3. Postado em April 29, 2013 at 22:47 | Permalink

    Oi Priscila!

    O começo é super complicado. Às vezes eu pensava em desistir. Mas vale muito a pena. Quando eu penso em tudo o que aprendemos em tão pouco tempo, é realmente fantástico!!

    Te desejo muita sorte! Abraços!! :)

  4. Postado em April 29, 2013 at 22:49 | Permalink

    Obrigada, Renan!!
    Estou procurando tempo, mas de vez em quando eu acho! rs

    Abraços!

  5. Adriana
    Postado em November 18, 2013 at 01:15 | Permalink

    Olá Gabi! Td bom?!?
    Lí o seu texto e me deu até uma alegria no meu coraçãozinho… bom encontrar uma designer em Montréal que achou seu espaço. Estou aqui em Mtl faz 6 meses e ainda não descobri o que tenho que fazer para acertar, meu inglês está no intermediário 1 e me sinto capaz para entrar nas empresas mas não tive respostas nem de onde eu apliquei pessoalmente nem nas vagas on line, me inscrevi na interconexion para voluntariado mas a pessoa com quem falei gostou do meu portfolio mas preferiu “esperar uma vaga com o meu perfil”, trabalhei durante 4 anos e meio numa empresa de comunicação visual e conceitos de franquias. Seria um prazer te encontrar por aqui, se tiver um dia tranquila podíamos nos encontrar num HH \O/
    Meu cel: 514 983 0550
    Bju
    boa sorte!

  6. Postado em February 2, 2015 at 01:04 | Permalink

    Oi Adriana,

    Você ainda está em Montreal? Conseguiu o emprego?
    Se você ainda estiver e quiser marcar algo, escreve no meu email gabiviana@gabiviana.com
    Eu sei que já tem mais de um ano que vc me escreveu, mas para ser sincera, eu parei de olhar o blog e hoje vou encerrar ele.
    Quero dizer, os posts vão continuar online, mas não vai ter mais comentários.

    Abraços,

    Gabi