Estudando Francês em Montréal

Fazer o pedido para o curso do Governo demora uma vida, como todos já sabemos.

Eu não lembro exatamente que dia enviei meu pedido, recebi a carta dia 09 de julho para o rendez-vous que seria no dia 7 de agosto às 09:15 no seguinte endereço:

Registraire Central

Direction des Opérations de la Francisation
800, boulevard de Maisonneuve Est bureau 301
Montréal, Québec

Quando sai do metrô na Berri-UQAM, peguei a direção certa e sai da estação. Quando eu sai, olhei o papel que eu tinha anotado o nome das ruas próximas para não pegar o sentido errado. E nada de achar o número 800! Estava frio e eu resolvi pedir ajuda para um rapaz que estava passando e parecia conhecer a região. Então ele apontou para estação e disse: “É ali”. Sim! O prédio ficava em cima da estação e eu não vi isso!! Mesmo com os números gigantes na porta. rs

Entrei no prédio, peguei o elevador e na hora de abrir a porta? Pensei que estava trancada! Sai, procurei outra porta e nada. Tenho tido um problema sério com portas em Montréal. Sempre acho que elas estão trancadas por causa do peso! Mas na verdade, tudo isso é por conta do frio.

A agente foi muiiiito simpática comigo. Conversamos muito e ela pediu para que eu falasse um pouco da minha experiência profissional. Ela ficou super animada por saber que eu tinha trabalhado com Educação a Distância no meu último emprego no Brasil e me apresentou para a responsável pelo curso on-line do governo de francisação que é muito bom! (http://www.francisationenligne.gouv.qc.ca/default.htm). Mas é só para imigrantes com o CSQ!

Depois ela me levou para uma salinha e pediu que eu fizesse uma redação contando algo que aconteceu de diferente em minha vida. Obviamente escrevi sobre a experiência que eu tenho vivido desde que cheguei. Ela me deu uma hora e meia para fazer a redação, mas eu acabei em 20 minutos. Não porque eu sei escrever muito bem, pelo contrário, eu não sabia o que escrever, mas preenchi todas as linhas. rs Fiquei olhando para parede o resto todo do tempo.

Até que ela veio, pegou o papel e saiu lendo o que estava escrito. Imaginei o quanto ela deve rir por dia de tanto erro que deve encontrar! rs

Resultado: Fiquei no nível 3, último nível. Ela achou meu francês muito bom, talvez ela estivesse de bom humor naquele dia. E avisou que as aulas iriam começar ou dia 18 de agosto ou 3 de novembro, sendo que eu escolhi o de tempo completo, que além de ser mais intensivo, ganha uma ajuda do governo acho que de $115 por semana.

Infelizmente, as aulas não começaram dia 18 de agosto. E tive que procurar um outro curso enquanto espero…