3 anos de Canadá!

Olá todos!

Je suis tigidou! E tenho muita coisa para contar já que fiquei tanto tempo sem postar por aqui!

Primeiro: Desculpa a todos que escreveram aqui no Blog e eu não respondi. Eu não recebi nada no meu e-mail e como não estava acessando o blog, acabei não vendo! Désolée!!

Bom, pensei em fazer deste post uma retrospectiva e atualização rápida do que aconteceu nesses últimos tempos e para facilitar, dividi o post em tópicos:

Impressões: No meio do ano passado (2011) até o começo deste ano (2012) eu estava cansada. Sabe quanto bate o desânimo e você pensa que tudo o que você tem feito não tá indo muito pra frente? O inverno já não é tão mais legal, o curso de inglês já tá um saco, o emprego não era exatamente o que você sempre sonhou e você começa a pensar se tudo isso vale a pena.  Eu diria que boa parte disso mudou por uma série de fatores que se concretizaram ao fim de 2011 e que conto nos tópicos a seguir.

Documentos: Tudo certo, de carteira de saúde até carteira motorista, passando por visto americano e passaporte brasileiro. Como fiquei 3 meses no Brasil em 2010 (depois da mudança), processo de cidadania só por Outubro.

Estudos: Nestes três anos fiz o curso de Francisação na Université de Montreal, o curso de preparação ao PMI, o curso de Acessiblidade Web na Université de Montreal, o curso de certificação de proficiência em inglês da McGill e comecei o Diploma em Management tb na McGill. Isso quer dizer que desde que cheguei e comecei a francisação (2010), este é o primeiro trismestre que eu parei para respirar e me dar férias com data para terminar em setembro de 2012, quando continuo o Diploma.

Trabalho:  Quando eu cheguei aqui (2010), meu primeiro “emprego” foi ser voluntária do PMI (Project Management Institute) que em 2011 me rendeu o prêmio de voluntária do ano. Foi um pouco antes de eu começar a procurar emprego “de verdade” (diremos).

Mandei meu currículo para muitos, muitos lugares e acabei com duas ofertas. Infelizmente (ou não), não escolhi a melhor opção e não entrando em detalhes, pedi pra sair. Ainda quando estava trabalhando neste lugar, resolvi participar dos eventos das comunidades WEB e foi ai que conheci meu chefe do segundo emprego. O que começou com uma conversa informal, terminou com um freelance e depois um emprego full time, onde eu fiquei um pouco mais de 1 ano e fiz muitos trabalhos bacanas. Além de me tornar voluntária do W3Québec.

Apesar de curtir bastante trabalhar lá, achei que eu ainda não estava onde eu queria. Então comecei a procurar emprego e novamente tive duas ofertas.Sorte que desta vez eram duas empresas que eu queria e bem, agora trabalho em uma delas. rs Mudei o título de Webdesigner para Interaction Designer ou UX Designer, (como queiram) e faço reuniões em francês quando aqui em Montreal e reuniões por telefone em inglês quando nos Estados Unidos. (Para quem me pergunta se o idioma é importante. É! É! É!).

Saudade: Muita. Viva a internet que me permite falar com todo mundo que eu amo! Claro que muitos amigos eu perdi um pouco o contato, mas acho que isso é inevitável, por outro lado, fiz novos amigos aqui ou me aproximei de pessoas que já conhecia no Brasil, mas não era tão próxima. Além disso, não posso esquecer dos meus novos amigos do Québec e ao redor do mundo que também escolheram o Canadá como casa.

Aprendizados: Aprendi a cuidar de casa, cozinhar, fazer vatapá e caruru. Aprendi a me defender, a pagar contas, a fazer mudança, inglês, francês e quebecois. Aprendi que tudo acontece com o tempo, e que meu desânimo de 2011 está sendo extremamente compensando em 2012. Ainda estou aprendendo que nada é perfeito e não precisa ser também.

Agradecimentos: Todas pessoas que eu amo e mesmo que eu não fale com algumas com frequencia, não esqueço! Para todas as pessoas que passam um pouco (ou muito) do seu tempo a ler o que eu escrevo, que mandam perguntas (espero poder ajudar de alguma forma com as respostas) e especialmente ao Oratório St.Joseph que segundo minha mãe, é meu protetor.

Espero também que o governo dê um desconto para o Brasil e não saia cancelando todos os processos como tenho escutado que pretendem fazer. Principalmente para aqueles que já estão na fila há algum tempo. Para quem vai entrar com o processo agora, recomendo não ter o processo como projeto de vida. É chato dizer isso, mas com tantas mudanças acontecendo, temos mais dúvidas do que certezas de como tudo isso vai ficar.

Enfim, este é meu resumo de 3 anos de Canadá. Posso dizer que o saldo está positivo e going up! Espero nos próximos posts explicar algumas coisas do que eu escrevi neste post em mais detalhes.

Para todos ai no Brasil, um feliz dia dos namorados – menos para Gabi Viana que está há 3 anos no Canadá ;)

9 Comentário

  1. Postado em June 13, 2012 at 07:41 | Permalink

    Gabi, parabéns! Eu fico muito contente que as coisas tenham dado certo pra você por aí.

    E realmente o processo parece que desandou para muitas pessoas. Uma pena.

    Beijão!

  2. Najara
    Postado em June 13, 2012 at 10:05 | Permalink

    Parabéns Gabi pelos 3 anos de Canadá. Parabéns pela coragem e perseverança.

  3. Postado em June 13, 2012 at 23:13 | Permalink

    Obrigada Najara!! =)

  4. Postado em June 13, 2012 at 23:14 | Permalink

    Vc decidiu ficar por SP? Hunf!
    Obrigada!! Beijos!

  5. Postado em June 17, 2012 at 21:33 | Permalink

    É que aqui em SP eu recomecei do zero, mas pretendo passar uns meses aí por causa do francês e do inglês. Seria perfeito! :D

  6. lu
    Postado em October 29, 2012 at 20:34 | Permalink

    Olá Gabi, li seu blog e queria tirar umas dúvidas com vc. Parabéns pelas conquistas! Se puder me envie um mail. Bjs!

  7. Postado em November 11, 2012 at 23:45 | Permalink

    Estou chegando em Montreal no dia 22 de novembro e gostaria de saber informações sobre cursos de francês (melhores escolas, preços) e dicas em geral.

    Abraço

  8. Postado em December 5, 2012 at 21:55 | Permalink

    Oi Lu,

    Mande suas dúvidas para gabiviana@gabiviana.com que eu respondo :)
    Desculpa a demora em responder.

    Obrigada!

  9. Postado em December 5, 2012 at 21:56 | Permalink

    Oi Rodrigo,

    Desculpa a demora em responder.Acredito que vc já deva está estudando. A escola que eu conheci (mas não estudei), foi a A.L.I . Na época eu pesquisei para minha mãe e achei o custo beneficio muito bom!

    Vc é imigrante ou estudante?

    Abraços!