De volta a vida!

Olá!

Estou de férias! Não estou de férias do trabalho, mas estou de férias dos cursos. E estou aproveitando para tirar a poeira do blog.

Mais uma vez, desculpe pela falta de retorno nas mensagens! Respondi todas :) Espero que tenham sido útil.

Sempre que eu penso em escrever no blog, me vem muitas coisas na cabeça, principalmente o começo da imigração. Eu me lembro da primeira semana que eu cheguei com meu pai. Eu mal sabia francês. Um inglês com o sotaque baiano (que ainda continua rs). Um desespero para encontrar um apartamento e os móveis da IKEA para montar…Mas muito feliz por saber que eu teria mais chances de chegar onde eu queria do que se eu ficasse no Brasil (não esquecendo da violência).

Bem, agora eu tenho 3 anos e meio aqui e muita coisa na minha vida mudou, para melhor, ainda bem e espero que o que vou escrever hoje, motive todos que já chegaram e estão na fase “do desânimo”. Fácil não é, mas tudo é possível, basta você ter um objetivo.

Muitas coisas que eu já havia dito antes, continuam iguais. Eu continuo no emprego “novo”. Acabei de completar 1 ano e estou super feliz. Para completar, eu ganhei uma colega brasileira! Posso dizer que ela está sendo mais que uma colega, mas sim, uma grande amiga :)

Além disso, os cursos na McGill estão indo bem. Como eu disse, entrei de “férias” por uma semana. Só agora, vou ter que parar um pouco de estudar na McGill porque fui aceita no mestrado da Ecole Polytechnique em Ergonomia. O plano é terminar o mestrado e talvez voltar para a McGill para terminar o Diploma.

É tão estranho ter uma semana e dois fins de semana sem nada para estudar! Sim, eu estou cansada de estudar. Desde que eu cheguei no Canadá, aliàs, desde que eu entrei na faculdade ainda no Brasil, eu acho que nunca parei de estudar ou durante a noite ou fins de semana. Seja curso de fotografia, inglês, francês, web…Fato que é muito bom chegar em casa depois do trabalho e não ter nada para fazer. Mas enquanto eu tenho condições de estudar, eu sigo em frente. Eu só tenho colhido bons frutos dessa experiência. Aprendo, conheço pessoas, cresço profissionalmente, embora sacrifique um pouco o lado social – meus amigos que o diga.

Ah! Sim! Continuo fazendo trabalho voluntário para o PMI…

E o que eu aprendi de cotidiano aqui basicamente foi que:

  • Eu não preciso trazer nada do Brasil. Conseguimos encontrar tudo aqui. Desde farofa à Guaraná. Quiabo, carne, feijão, etc. Mas se você ainda tem um espaço sobrando na mala, de repente, vale a pena.
  • O chocolate aqui é muito melhor do que no Brasil :P
  • Existe preconceito com imigrantes, mas também existem pessoas de coração bom que vão te ajudar
  • Se você se esforçar, sua chance vai aparecer. Pode ser que no começo o emprego dos sonhos não apareça. Ninguém conhece a faculdade que você estudou. Ninguém quer saber se você vem do Rio, São Paulo, ou Paraná. Nada disso importa. O que importa é o trabalho que você faz, se você se comunica bem e o tempo. O tempo para fazer cursos e aumentar o seu network . (Claro que tem casos e casos, mas eu diria que o processo é basicamente esse.) Obviamente, profissões regulamentadas são as piores – Se você faz parte de uma profissão regulamentada, junte dinheiro e estude para passar na ordem ou se conforme de ter um salário muito mais baixo e não ter o mesmo status.
  • Se você não tentar, você nunca vai conseguir.

Diferente do post que eu escrevi há alguns meses, eu diria que estou 98% adaptada. Meu inglês e francês ainda não são perfeitos, porém me sinto extremamente acolhida. Finalmente, posso dizer que me sinto em casa e já não sei mais se me sentirei em casa quando eu for à Salvador. Continuo sentindo falta das pessoas, mas agradeço sempre por ter tido (e ter) essa oportunidade em minha vida.

E como diria um colega meu do trabalho “the sky is the limit“. Mais do que nunca, eu acredito nisso totalmente.

 

10 Comentário

  1. Postado em April 30, 2013 at 18:31 | Permalink

    Que texto lindo e motivador! eu amei!!!
    que bom que sua experiência deu super certo. Espero que continue se adaptando e que tenha todo sucesso que deseja.
    tem uma frase que gosto muito que é “que todos os seus esforços sejam recompensados”. É isso.

    abraços

    Long Live Canada Blog

  2. Postado em May 3, 2013 at 12:18 | Permalink

    ola xara!
    é, 3 anos e meio .. pedido de cidadania nos planos?

    Assino embaixo quando vc diz da ordem profissional. Eu tenho um discursod e disco riscado para todos enfermeiros que pretendem imigrar, para que venham ao Qc quando ja tiverem recebido a resposta da ordem profissional. Mas infelizmente sao poucos os que dao atençao (eu mesma vim sem o Ok da ordem, o que me custou 1 ano de espera) ….

    e estudar é preciso, né ? estou num mestrado para ser IPS-PL, o chamado *sper enfermeiro* e nunca estudei tanto em toda minha vida …. ossos do oficio!

    bonne chance!

  3. Postado em May 3, 2013 at 12:21 | Permalink

    Obrigada!! Voce tem toda razao. Quando nos esforcamos, as coisas acontecem :)

    Um grande abraco e sorte a todos nos sempre!!

  4. Postado em May 3, 2013 at 12:25 | Permalink

    Ola Gabi,

    Sim! Ja dei entrada no pedido da cidadania no final do ano passado. Eu deveria escrever sobre isso! Com a agonia dos cursos, acabei me passando.

    Eu tambem, acho que nunca estudei tanto, mesmo com os cursos em Salvador, acho que aqui os cursos sao mais puxados, pelo menos eu tenho sempre um monte de trabalho para fazer.
    Mas que bom que as coisas estao caminhando para voce. As vezes, temos um ” atraso”, mas nada que nos atrapalhe de seguir em frente. Acho que isso e o mais importante! :)

    Boa sorte tambem!! :)

  5. Joyce
    Postado em May 9, 2013 at 15:36 | Permalink

    Olá Gabi!!

    Adorei o seu blog,parabéns!! E bacana que é um dos poucos que estão atualizados. quase todos os blogs que vi assim que os imigrantes fazem 1 ano o blog acaba.

    Li vários posts…eu e meu marido estamos começando a buscar informações para dar inicio ao processo. E queremos Montreal!

    Eu sou engenheira civil atuo na área de planejamento e controle e tenho muita vontade de fazer o PMI para ser PMP!!! E vi que vc tbm!

    Vi que é puxado, mas está valendo a pena? E financeiramente é puxado tbm?

    Continue atualizando!! Boa sorte! Beijo!

  6. Postado em July 3, 2013 at 10:37 | Permalink

    Ola Joyce!

    Obrigada :)
    O PMI é puxado sim. Eu ainda n tirei a certificação.
    Vc deve ter visto que precisa comprovar anos de experiência em gerência e depois, fazer a prova que são 200 ou 250 questões (se não estou enganada).
    Nesse curso que eu fiz, eu tive uma noção de como será a prova e ela tem muitas pegadinhas.Ou seja, vc precisa realmente se dedicar para fazer a prova.
    Eu ainda não estou certa se continuarei estudando pro PMI, mas certamente não agora porque comecei o mestrado.
    O curso aqui é bem caro. Na época foi uns 1.500$ e mais a prova que acho que vai mais uns 1.000$ no site pmimontreal.org tem mais informações.

    Na época que eu fiz, me lembro que era mais em conta fazer no Brasil.

    Eu acredito que pelo menos inicialmente para você, será mais importante passar na Ordem dos Engenheiros até mesmo que passar no PMI.

    Espero ter ajudado!

    Gabi

  7. Postado em July 3, 2013 at 16:50 | Permalink

    Que blog bom de ler, Gabi! gostei muito e adicionei à minha lista de blogs favoritos. Eu e meu noivo ainda estamos na etapa de estudar francês, eu sou dentista e desmotivada com minha profissão. Nem penso em exercê-la no Canadá (principalmente quando imagino a saga da Ordem, já li que é um terror)e nem vou dar meu sangue por uma profissão que não brilha em meus olhos…Aí tô nessa…fazer um outro curso aqui, agora, ou deixar para estudar aí… ah! também somos de Salvador, mas nos mudando para Brasília ainda este mês! Bisous!

  8. Postado em July 9, 2013 at 22:46 | Permalink

    Oi Waleska,

    Que engraçado, minha irmã tb é dentista. Eu bem sei como é a luta para ser dentista ai no Brasil! Mas como vc disse, aqui no Canadá também é complicado por conta da ordem.
    Que bom que vc gostou do meu blog :) Eu espero que eu consiga ajudar um pouco com os meus relatos.
    Eu te desejo muita boa sorte no seu processo e se vc tiver alguma dúvida, pode escrever, vou tentar ajudar!

    Beijos!

  9. Cheila
    Postado em May 17, 2014 at 07:59 | Permalink

    Gabi, achei seu blog buscando sobre o Desjardins. Adorei o jeito simples e sincero que vc escreve…
    Estou na fase de aguardar a entrevista para o CSQ, sou de Ribeirão Preto/SP, enfermeira
    com doutorado, casada e dois filhos.
    Suas palavras são motivadoras em relação a tentar ir para aí. Em qual
    cidade vc mora hoje?
    Gostaria de manter contato com vc e ate quem sabe futuramente podermos nos conhecer
    pessoalmente?! Tudo de bom aí e que Deus te intua e te proteja sempre! Cheila.

  10. Postado em February 2, 2015 at 01:19 | Permalink

    Oi Cheila,

    Que bom que você gostou do blog! E desculpa a super demora em responder.
    Na verdade, estou encerrando o blog hoje e por isso descobri que ainda tinham comentários!
    Como está o processo? Será um prazer te conhecer!
    Eu moro em Montreal.
    Qualquer dúvida, ou quando chegar aqui, manda um email, gabiviana@gabiviana.com.

    Obrigada!

    Gabi