Abrir conta no Banco

A primeira coisa que realmente fiz quando cheguei aqui, além de ficar no hotel vários dias e andar muito rs, foi abrir uma conta no banco.

Na verdade, eu tentei tirar documentos, alugar apartamento, mas sem endereço fixo ficou impossível. Tudo o que consegui foi marcar com o gerente do banco um encontro no dia 19 de junho às 10:30 da manhã.

Eu tinha pensando, inicialmente, abrir uma conta no banco Desjardins. É um banco muito conhecido aqui em Québec, porém eu não sabia sobre ele em outras províncias.

Meu pai já tinha tido uma conta no RBC (Royal Bank of Canada) quando ele morou em Toronto, então recomendou que eu abrisse a conta lá mesmo.

Quando cheguei lá, o gerente foi super simpático e diferente do Brasil, pelo menos do Banco do Brasil, não tinha nenhuma fila.

Ele já tinha preparado um “dossiê” para abrir minha conta, pastinha e vários papéis explicando sobre ela. Mostrei documentos e tudo mais. E ai ele disse que eu precisava de um endereço e o NAS (Número do Seguro Social)  e como eu não tinha, deixaria minha conta “semi-aberta”. Ou seja, além de não resolver nada, eu teria um problema “semi-resolvido”.

Ele me explicou tudo, que eu não pagaria nenhuma taxa por 6 meses e também que qualquer quantia que sai da conta, cobra-se uma taxa aqui, no Canadá. Ninguém merece!

Eu estava triste por não ter conseguido abrir a conta… Mas quando eu disse que eu tinha um dinheiro para depositar,  o cenário mudou e ele mudou de idéia tb! Abri minha conta e recebi uma cartão provisório para movimentá-la, além de duas folhas de cheque.

O cheque aqui é completamente diferente do formato utilizado no Brasil como segue o modelo abaixo:

1 – Colocar a data
2 – Código do cheque
3- Nome do seu banco (embaixo tem uma linha para por o motivo do cheque, por exemplo, “aluguel”)-
4 – Valor numérico
5 – Seu nome, seu endereço
6 – Assinatura
7 – Número do cheque

Depois recebi pelo correio talão de cheque e o cartão definitivo.

Ah sim, posso pagar contas pela Internet e ainda não estou muito certa de como fazer transferência.

Sobre o cartão de crédito, você pode fazer, desde que deixe uma quantia “presa” com o banco que é a garantia que você não vai estourar o cartão e fugir rs. O valor fica preso por um ano, mas eu acho que vale a pena fazer.

DICA: Essa semana dei uma olhada no meu saldo e vi que tinham cobrado uma taxa mensal de 13 doláres. Claro que eu fui no banco reclamar e vi que já devolveram meu dinheiro também. O bom que aqui podem até cometer erros, mas na hora de resolver, você não precisa reclamar duas vezes! E reclame sempre!