Imposto de Renda em Québec – Canadá

Bom, o assunto da vez agora é o imposto de renda!

Primeiro algo que eu não sabia é que aqui em Québec se faz dois impostos de renda. Sim, dois!! Um federal e um provincial. Ambos devem ser entregues até 30 de abril.

Pelo o que eu pesquisei, se paga em média 40 dólares para um contador fazer o seu. Acredito que vale a pena no começo se vc tem um imposto muito complicado. MAS se sua renda não passou de 20 mil dólares durante o ano (valor para pessoas solteiras – ver abaixo a tabela para os demais casos), existem várias instituições que oferecem o serviço gratuito para você.

Personne Éligible :
  • Revenu maximum de 20 000$ pour une personne seule
  • Revenu maximum de 26 000$ pour un couple
  • Enfant à charge 2 000$

Esse serviço gratuito é chamado de Clínica de Imposto ou melhor, Clinique d’impôt. Caso você queira localizar um lugar mais próximo da sua casa, basta colocar no Google que você encontrará vários centros que ajudam a fazer o imposto de renda.

Alguns centros você precisa ligar antes e agendar. Alguns pedem uma quantia em torno de 5 ou 6 dólares. A maioria funciona entre março e abril.

Esse ano eu fui na HEC, adorei o serviço. Você pode ver um pouco de como funciona pelo vídeo abaixo:

A HEC fica na: 3000, Chemin de la Côte-Ste-Catherine Montréal (Québec) Canada H3T 2A7

Uma pena que dura apenas um fim de semana e agora só ano que vem!

Fique sabendo:

O primeiro imposto de renda você precisa enviar impresso pelo correio. Um envelope para o federal e outro para o provincial.

  • Se você tem bens no Brasil que representam mais de $100.000, você precisa declarar.
  • Se você recebeu qualquer rendimento ainda do Brasil, também deve declarar, seja de um emprego ou pensão. Lembro que esses valores não alteram no resultado do seu imposto, pois são considerados adquiridos antes de você se tornar residente do Canadá. (Acredito que a isenção seja válida apenas para o primeiro imposto.)
  • Solicite o recibo do seu aluguel. Serve apenas para o Imposto Provincial, mas pode fazer uma boa diferença.
  • Guarde os recibos que você recebe ao pagar a STM (Transporte de Montréal), eles servem para restituição.
  • A restituição você recebe pelo correio e parcelada.
  • Se você quiser tentar fazer seu imposto sozinho, você pode criar uma conta de graça no www.impotexpert.ca. Eu não sei a partir de que valor você precisa pagar. Depende da sua declaração. Mas sendo um valor baixo, você gera o pdf, imprime e envia pelo correio. O programa calcula tudo e te diz quanto você receberá de restituição.
  • Lembrando que tudo que você colocar no seu imposto, tem que acrescentar o recibo e enviar junto com o envelope (réleve). Normalmente o recibo vem com uma parte para envio do Federal (se for o caso), Provincial e outra para você. Não adianta apenas declarar quanto se pagou no transporte ou aluguel, por exemplo. Tem que colocar o recibo!

Bom, acho que isso é tudo que eu sei por enquanto, se tiver mais informações, acrescento aqui. :)