Au revoir! Adeus! Good bye!

Olá todos,

Estou aqui para escrever meu último post e tenho um milhão de coisas para contar, vou começar contando o porquê vou terminar o blog e depois atualizar como a minha vida tem andado por aqui.

Finalizar o blog:

  • Eu acho que era algo que eu já deveria ter feito há muito tempo, mas faltou coragem. Depois de mais de 1 e meio sem escrever nada, acho que agora é sensato fazer. Ainda hoje me peguei surpresa de ver que ainda existem pessoas que encontram o meu blog mesmo que ele não seja mais a minha página inicial e me escrevem.
  • Além disso, o processo de imigração e cidadania mudou ou vai mudar e eu estou completamente desatualizada sobre o assunto. Se antes já me sentia incapaz de ajudar, agora então, impossível.
  • Se ainda assim, você quiser perguntar algo que você ache que eu possa ajudar, por favor, escreva para gabiviana@gabiviana.com.
  • O blog ainda continuará online, porém estático. Ou seja, vocês ainda vão achar os antigos posts, mas somente os textos.

Processo:

  • Agora já tem 5 anos que moro no Canadá. E sim, já me tornei cidadã! Momento que me orgulho muito porque batalhei para chegar aqui e fiz tudo por mim mesma! :D
  • Meu processo de cidadania durou aproximadamente 2 anos e eu me tornei cidadã no 2 semestre do ano passado.
  • O teste não é difícil, eu super estudei e tirei 100%.  Não precisa estudar tanto quanto eu estudei, mas não deixe de estudar!!

Aqui alguns links que podem te ajudar para a prova da Cidadania:

Os principais para estudar:

Trabalho: Eu continuo trabalhando na mesma empresa de quando escrevi meu último post. A diferença que agora sou líder da equipe e isso envolve muitos desafios, digamos assim, humanos :) Mas está sendo um desafio super interessante!

Estudo: No último post, estava estudando um Diploma na McGill em Gerenciamento – E-business. Pois bem, mudei tudo! Fazendo um recapitulamento dos meus estudos aqui no Canada foram:

  • Francisação – Universidade de Montreal (2009)
  • Inglês na McGill – Certificate of Proficiency – 2010-2012
  • Certificado de Acessibilidade – Université Montreal – 2011
  • Curso de Preparação para o PMI – 2011
  • Diploma na McGill – E-business – 2011-2013 – Esse eu parei para fazer o Mestrado na Poly
  • Mestrado na Poly – Engenharia Industrial 2013-2015

Como eu estava dizendo, tranquei o meu Diploma na McGill (E-marketing, SEO, Web Analytics, etc) e estou finalizando um Mestrado na Polytechnic de Montreal porque o curso está um pouco mais relacionado com a minha profissão (Designer de Interação) do que o curso da McGill. Na verdade, no Diploma da McGill eu cheguei a fazer todos os cursos relacionados à Internet, ficou faltando a parte de Gerenciamento.

O que vou estudar depois do Mestrado, eu não sei. Mas como podem ver, sucesso não vem sem esforço e talvez eu possa me dar um luxo de “respirar um pouco”. Pois desde que cheguei aqui, a rotina é: trabalho, curso, casa, trabalho do curso, trabalho, curso, casa e agora a tese!

E para completar esse ciclo de imigração e de vida, viajei e tenho viajado bastante, comprei apartamento, estou de casamento marcado, etc e tal!

Agora, o momento confissão: 5 anos de Canadá e a única coisa que eu não gosto é o inverno. De resto, amo tudo e faria tudo de novo! E só para ficar melhor, seria se eu tivesse minha família por perto. Mas não se pode ter tudo né…

E assim, a vida segue…

Um abraço para todos vocês que me incentivaram direto ou indiretamente para a existência desse blog! Espero que os posts tenham ajudado de alguma forma.

P.S: E mais uma vez, se quiserem entrar em contato: gabiviana@gabiviana.com. Garanto que respondo mais rápido do que pelo blog rs.

De volta a vida!

Olá!

Estou de férias! Não estou de férias do trabalho, mas estou de férias dos cursos. E estou aproveitando para tirar a poeira do blog.

Mais uma vez, desculpe pela falta de retorno nas mensagens! Respondi todas :) Espero que tenham sido útil.

Sempre que eu penso em escrever no blog, me vem muitas coisas na cabeça, principalmente o começo da imigração. Eu me lembro da primeira semana que eu cheguei com meu pai. Eu mal sabia francês. Um inglês com o sotaque baiano (que ainda continua rs). Um desespero para encontrar um apartamento e os móveis da IKEA para montar…Mas muito feliz por saber que eu teria mais chances de chegar onde eu queria do que se eu ficasse no Brasil (não esquecendo da violência).

Bem, agora eu tenho 3 anos e meio aqui e muita coisa na minha vida mudou, para melhor, ainda bem e espero que o que vou escrever hoje, motive todos que já chegaram e estão na fase “do desânimo”. Fácil não é, mas tudo é possível, basta você ter um objetivo.

Muitas coisas que eu já havia dito antes, continuam iguais. Eu continuo no emprego “novo”. Acabei de completar 1 ano e estou super feliz. Para completar, eu ganhei uma colega brasileira! Posso dizer que ela está sendo mais que uma colega, mas sim, uma grande amiga :)

read more »

Devagar e sempre!

Achei esse título a cara do blog, considerando a quantidade de atualizações que eu tenho feito!

Mais uma vez, quero agradecer a todos pelas mensagens, comentários que sempre me motivam com esse desafio que é a imigração :)

Eu não tenho nenhum tema específico para falar, então vou falar de assuntos gerais que acho que podem ser interessantes para todos de alguma forma sobre minha experiência de vida no Canadá até então.

O ano de 2012 foi bem diferente, digamos assim! Pelo menos para mim, foi um ano de altos e baixos e muita correria.

O ano começou com a procura de um novo emprego que terminou em duas ofertas e uma escolha. E como toda escolha, tem seu preço. Passei a trabalhar em uma empresa muito maior, com a sede nos Estados Unidos. Para quem praticamente trabalhava só em francês, passar a ter reuniões pelo telefone com pessoas nos Estados Unidos se tornou um desafio. Não somente isso, mas a responsabilidade de cada projeto e cada apresentação tomou uma dimensão muito maior do que a que eu estava acostumada.

read more »