Como ser um imigrante em Quebec?

Muitas pessoas me perguntam como eu consegui vir para o Canadá. Umas porque querem vir também. Outras por curiosidade, outros simplesmente para entender como cheguei até aqui.

Confesso que responder isso tantas vezes cansa rs

Resumindo, se você já entendeu o que significa ser um imigrante e está mesmo determinado a tentar, recomendo uma leitura no site http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca. E ainda nas comunidades http://www.brasilquebec.com e http://www.brasmontreal.net/. Nesses lugares você encontrará exatamente todas as informações que precisam. Você não precisa de agência de turismo, nem advogado e nem despachante para esse processo!

Muitas pessoas também perguntam se eu casei com um Canadense. Não!!

Para obter o direito de morar no Canadá, com todos os benefícios de um cidadão, você pode escolher entre dois processos de Imigração, o Federal e o da Província de Quebec. No meu caso, escolhi o da Província de Quebec. Quais são as principais diferenças?

  • Quebec você faz até 35 anos. Federal até 49 anos.
  • Quebec aceita estágio e empregos não consecutivos como experiência de trabalho. Federal não aceita estágio e você precisa ter pelo menos 1 ano de empresa para contar como experiência de trabalho.
  • Quebec precisa falar francês. Federal inglês ou francês. (Ambos possuem entrevista e exigem um nível mínimo de conhecimento do idioma).

No meu caso, o processo Federal seria muito mais complexo, já que sou nova para comprovar tanto tempo de experiência de trabalho. Obviamente, pelos diversos fatores, o processo de Quebec se tornou muito mais favorável, até porque eu já havia estudado francês. E inglês a vida toda.

O passo-a-passo (Processo Quebec) – tempo em média de 1 ano:

  • Reunir documentos (histórico escolar, comprovante de cursos de inglês e francês, comprovante de empregos – caso você tenha trabalhado muito como freelancer como eu, eles aceitam o contrato carimbado e assinado com o tempo de prestação de serviço. Não serve apenas uma carta do empregador).
  • Enviar documentos e pagar taxas
  • Fazer pesquisas sobre a cidade escolhida da Província de Quebec, emprego, moradia, cultura e reunir tudo para a entrevista.
  • Fazer entrevista em francês com uma pessoa da imigração. Levar os documentos originais e as pesquisas. Receber o CSQ (Certificado de Seleção da Província de Quebec).
  • Enviar o CSQ e mais documentos da Polícia Federal, Cívil e Justiça Federal que nada consta contra você. Além de fotos e mais pagamento de taxa.
  • Aguarda o pedido de exames médicos. Faz exames médicos: Sangue (HIV), Raio X do tórax e consulta com o médico. Os exames você pode tentar pelo plano de saúde, mas a consulta é particular. Se tiver tattoo precisa fazer hepatite também. Os exames são enviados para Trinidad e Tobago. Mais pagamento de envio.
  • Chega o pedido de envio do passaporte. Envio do passaporte mais pagamento de taxa.
  • Finalmente chega seu passaporte com o seu visto que tem validade de 1 ano.

No meu caso, comecei meu processo em fevereiro de 2007 e finalizei em fevereiro de 2008.

Você não é obrigado a morar na Província de Quebec ao terminar o processo. Algumas pessoas escrevem indignadas quando sabem que algumas pessoas não ficaram em Quebec. Mas conheço casos de pessoas que conseguiram vaga de emprego em Toronto ou se adaptaram melhor em Vancouver. Por que não? Ninguém é obrigado a fazer um processo para ser infeliz ou deixar de lado oportunidades. Se a pessoa faz o processo por Quebec já pensando em morar em outro lugar, é um problema da pessoa, a consciência é dela.

E por outro lado…Acho o acolhimento do Processo de Quebec fantástico, todos programas que o governo oferece. Vale a pena mesmo ficar por aqui. ; )

10 Comentário

  1. Rafael
    Postado em October 16, 2009 at 17:12 | Permalink

    Olá,
    Você pode dar mais detalhes de como comprovou sua experiência como freelancer?
    Contrato carimbado por quem? Quais informações constantes?

  2. Wendell
    Postado em October 27, 2009 at 18:57 | Permalink

    Gabi,

    Jah faz algum tempo que estou decidido em ir para o Canada, mas gostaria de fazer o processo todo sozinho. Como voce conseguiu nos detalhes oque deveria juntar?
    Estou um pouco perdido em relacao de como conseguir mais informacoes. O consulado nos ajuda de alguma forma?

    Att,

    Wendell

  3. Postado em October 28, 2009 at 01:39 | Permalink

    Oi Wendell,
    Fiz o meu processo todo sozinha, boa parte das informações consegui no http://www.brasilquebec.com/ que no momento está em manutenção.
    Além de pesquisar em vários blogs.
    Acredito que o consulado vai falar que tem tudo no site, e pra falar a verdade, tem mesmo. Mas nem tudo está em português.
    Se tiver alguma informação que eu possa ajudar, “email-me”.
    Gabi

  4. tristana
    Postado em June 21, 2010 at 22:14 | Permalink

    Gabi, estou com algumas dúvidas. Mas a principal é : se eu for pra Quebec como estudar,estudar na Laval, francês e depois seguir com bacharelado e etc, como ESTUDANTE eu tenho chance de conseguir imigrar pra lá ? Please, help me !!!

  5. Postado em June 21, 2010 at 23:14 | Permalink

    Oi Tristana!
    No último ano de faculdade, você pode entrar com o pedido de imigração daqui mesmo.
    Mas lembre-se que a universidade aqui sai bem mais caro quando n é estudante.
    Por exemplo:
    para uma pessoa de Qúebec: 3 mil dólares,
    uma pessoa do Canadá: 5 mil dólares,
    um estrangeiro: 10 mil dólares.
    Acho que essa é sua dúvida, qlqr coisa escreva, eu n conheço muito sobre o processo de estudante.
    Abraços!

  6. George
    Postado em September 6, 2010 at 15:00 | Permalink

    Gabi,
    sou advogado, tenho 25 anos. Sei que meu curso não está entre os desejados pelo Quebec. Existe alguma possibilidade de imigrar, só, nessas condições?

  7. Postado em September 6, 2010 at 15:21 | Permalink

    Oi George!
    Você pode sim imigrar sendo advogado. Mas você precisa pensar nas dificuldades que vai enfrentar e que possívelmente terá que encontrar uma outra profissão. Até porque as leis aqui são completamente diferentes das aplicadas no Brasil. Você está pronto para isso?

  8. Christian
    Postado em April 18, 2011 at 13:42 | Permalink

    Olá Gabriela! Tudo bem?

    Sou formado em administração de empresas, tenho um vasto conhecimento em informática, mas, francês zero.
    Se eu for sem esse conhecimento básico do indioma, poderei fazer esse curso de francês no Canadá? Ou vc recomenda que eu tenha o minimo de conhecimento do indioma antes de ir?
    sds, Christian Hohlenweger

  9. alessandra knoll
    Postado em April 19, 2011 at 14:32 | Permalink

    olá,gabriela

    Tem como conseguir se inscrever num curso de frances em laval ou redondezas e assim ja conseguir um visto? ou a solução é pagar para as agencias de intercambio?

    obrigada

  10. Postado em April 19, 2011 at 20:14 | Permalink

    Oi Alessandra,
    Para tirar o visto não tem outra forma. Tem que preencher os formulários e fazer via despachante ou ir ao consulado em São Paulo. Lembrando que se for pra estudar em Quebec e vc quiser ficar mais de 6 meses, precisa pedir alteração de Quebec tb.
    Talvez o fato de estudar ajude a tirar o visto.
    Boa sorte!