License to drive ou Permis de Conduire? Carteira de Motorista no Québec – Canadá

Tanto faz! O que importa é que eu passei!!! :D

Tudo começou no ano passado (2009), comentei no curso de francisação que iria fazer o exame prático e que eu estava super nervosa, principalmente por nunca ter dirigido um carro automático.

Um colega russo sugeriu que eu ligasse para um instrutor e tomasse umas aulas. Até ai ok, gostei da ideia. Liguei para Vlad e eu nem tinha me tocado que ele seria russo tb. Marquei umas aulas. Ele me ensinou todos os detalhes, tudo bem, só tinha um problema: o inglês dele era muito ruim e se eu não conseguia entender o inglês direito, o francês eu nem quis tentar.

Meu primeiro exame seria em Henri-Bourrassa, mas ele foi logo dizendo que lá era muito ruim e que eu faria em Longueuil. Cheguei a tomar umas 3 aulas em Longueuil e ele marcou meu exame lá. Detalhe que o exame que eu tinha marcado com uns 2 meses de antencedência, ele marcou em 2 semanas.

O primeiro teste eu perdi. Foi uma moça que me avaliou. Disse que eu estava nervosa e não tinha aprendido direito a olhar o ponto cego. Ok.

O segundo teste eu também perdi. Foi um senhor que fez a avaliação dessa vez. Eu fiz tudo certo, tirando uma hora que eu deveria virar a direita, mas inventei de olhar o ponto cego e justamente neste momento o meu sinal fechou e ficou parecendo que eu ia invadir o sinal. Falta grave.

Eu já estava estressada com isso. Achei que não ia passar nunca. Eu sempre tive carro e nunca levei uma multa em 7 anos de carteira! E quem conhece o inferno do trânsito de Salvador, bem sabe do que eu estou falando!

Mas depois das minhas férias no Brasil e minha volta para Montréal, achei que deveria tentar. Tomei coragem e liguei para Vlad de novo. Ele marcou meu exame com uma semana que eu liguei. Dessa vez eu já estava menos estressada. Quem me avaliou foi Peter, um senhor bem simpático. Segundo Vlad, ele é o “manda-chuva” lá. Vai saber! Só sei que eu fiz tudo certo de novo e a única falha foi na hora de virar à esquerda com o sinal verde, mas prioridade não era minha – embora não fosse proibido também. Eu já estava achando que tinha perdido de novo, quando ele calmamente disse que eu tinha passado e me explicou como proceder ao virar à esquerda e que de resto, eu fiz tudo correto! Acho que diferente dos outros testes que foram 30 minutos, esse durou uns 15 minutos.

Enfim! Eu passei!

Impressões:

  • Você vai passar se pegar um avaliador tolerante – pois a russa que fez no mesmo dia que eu, esquecia o tempo todo de ligar a seta, n sabia estacionar, etc. A sorte que pegou o mesmo avaliador que eu no primeiro teste dela;
  • Quanto mais tempo vc dirigiu no Brasil, mais vícios vc possui e fica complicado controlar;
  • Carro automático é muito muito muito mais fácil de dirigir;
  • Tirar a carteira foi o serviço que eu achei mais parecido com o Brasil: 1- Como o instrutor consegue marcar um exame em 1 semana e nós mortais levamos meses?! 2- Demora no atendimento 3- Algo me diz que rola uma proprina por lá rs.

Custos:

  • Cada aula particular, paguei 30 dólares.
  • Cada exame, paguei 90 dólares para o instrutor (aluguel do carro + 1 hora de aula antes do teste + pegar e levar de volta para o mêtro Longueil).
  • Para fazer o teste 25 dólares cada tentativa.
  • E a carteira final me custou 85 dólares (detalhe que só vale por 1 ano).
  • Mais informações (classe 5) : http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/cout_obtention.php

Obs: O SAAQ aceita cartão de débito (pelo menos em Longueuil).

Dicas:

  • PARE em todas as placas de pare. Olhe esquerda, direita e siga.
  • Zona escolar dirija no máximo: 30km.
  • Zona urbana no máximo: 50 km.
  • Olhe sempre o ponto cego, principalmente quando virar para direita ou esquerda
  • Em um cruzamento, observar se a transversal tem placa de pare, se tiver, olhe esquerda, direta e siga. Se for virar, veja o ponto cego.

  • Se em um cruzamento, no sentido transversal não tiver placa de pare, vc terá que fazer “double check”.  O que isso quer dizer? Vc deve dirigir até a placa de pare, parar, olhar esquerda e direita e avançar o carro até o fim da calçada, onde vc pode ver a pista transversal. Pára de novo! Olha esquerda e direita e siga. Caso vc deseje dobrar direita ou esquerda, olha o respectivo ponto cego antes de seguir, claro.

  • Em cruzamento sem sinalização, a prioridade é de quem chegou primeiro. Portanto pare e observe.
  • Se estiver na via principal e quiser dobrar a direita ou esquerda e caso não tenha sinalização e não esteja vindo nenhum carro no sentido oposto, não pare! Apenas reduza e siga.
  • Quando for mudar de faixa, sinalize, olhe o ponto cego do lado da mudança, volte a cabeça para frente e somente depois faça a mudança que precisa ser bem rápida.
  • Se alguém quiser te ultrapassar, não acelere. Reduza se possível e deixe que a outra pessoa passe.
  • Estacionamento: 90 graus de ré. Sinalize que vai estacionar, lembre de não ficar muito próximo dos carros do lado quando for estacionar. Pare o carro, olhe pra ver se não está vindo carro, engate a ré, tire o cinto (isso mesmo), apoie seu braço para trás usando o outro banco e vire a cabeça. Uma dica muito legal é enquadrar o vidro do banco de trás (em forma de triângulo) do seu carro no farol  do lado do motorista do carro que você vai estacionar. Então é só girar o volante todo para o lado correspondente, quando o carro alinhar, girar o volante em 1 volta e meia no sentindo oposto e já foi! Você pode ajeitar o carro se precisar, o importante é que o avaliador consiga abrir a porta para sair.

  • O teste termina no estacionamento. Então não esqueça de engatar o carro em “parking” no final.
  • Pedestres são prioridade sempre, espere até que tenham atravessado a rua toda.
  • Cuidado com os ciclistas e não encoste na linha de proteção deles.
  • Virar à direita com o sinal vermelho não é obrigatório e inclusive, é proibido em Montréal. Portanto, na dúvida, não vire.
  • Se tiver alguma dúvida do que fazer na hora, melhor esperar e fingir que nada está acontecendo. Provavelmente o avaliador vai dizer algo, como “siga”. Bom, não é o ideal, mas é melhor do que perder o teste por uma incerteza.
  • A carteira leva mais ou menos 1 semana para chegar.

Eu realmente acredito que fazer o teste em outra cidade deve ser muito mais fácil, então se você tiver coragem e disposição para viajar. Bonne chance!

Informações: http://www.saaq.gouv.qc.ca/index.php

8 Comentário

  1. Helena
    Postado em May 18, 2010 at 19:49 | Permalink

    Parabéns Gabi!! =D
    Menina que difícil isso: ponto cego, direita, esquerda…
    Aiai…tenho pena de quem for me ensinar a dirigir um dia! =P
    BjO.
    Ps: recomecei o francês. será que agora vai?!rs

  2. Postado em May 18, 2010 at 20:22 | Permalink

    ahahahahahah mas isso é no Canadá! No Brasil, nem pensar em virar o pescoço! Só pode usar os retrovisores.
    Recomeçou?!!!!! Adorei saber!! Claro que vai =D On va parler français!
    Bisous!

  3. André Farzat
    Postado em May 19, 2010 at 08:53 | Permalink

    Agora está oficialmente autorizada no canadá.
    Parabéns! =DDD

    A primeira volta de carro tem que ser comigo! Hahah

    beijos

  4. Pam
    Postado em May 19, 2010 at 22:09 | Permalink

    aee parabéns…ótimas dicas, desde que vi como são os semáforos aí, sempre tive medo de tirar a carta, quero ver quando chegar a hora…hehe…mas então, por que só vale 1 ano? é a provisória?
    beijnhos

  5. Postado em May 19, 2010 at 23:24 | Permalink

    Oi Pam,
    A carteira tem que renovar todo ano! N importa qual a modalidade. =/ E pior que é caro.
    Mas n se preocupe, pense só em pegar um avaliador bonzinho! rs
    Beijos =)

  6. Luiz
    Postado em June 21, 2010 at 19:21 | Permalink

    Oi Gabriela, você fez tudo isso depois de ter aberto o seu dossier na SAAQ? Por exemplo, meu rendez-vous é só daqui um mês (vou tentar ver se consigo mais cedo) e acho que é nesse encontro que vão marcar minha prova, está certo?

    Essas aulas particulares que você fez não tem nada haver com a SAAQ ou algum tipo de auto-escola né? Não consegui entender muito bem a ligação desse Vlad com a SAAQ. Poderia me explicar?

    Muito obrigado

  7. Postado em June 21, 2010 at 23:27 | Permalink

    Oi Luiz,
    Meu caso foi o seguinte:
    Primeiro eu marquei no SAAQ o rendez-vous para abrir o dossiê. A moça que trabalha no SAAQ conferiu os documentos, a tradução da carteira e etc. Depois eu fiz a prova teórica e passei.
    Então eu liguei para agendar a prova prática, como todo mundo faz, quando meu colega da francisação me indicou fazer aulas com Vlad (que é um professor particular).
    Meu exame ia ser em Henri-Bourassa, já estava com data marcada e tudo mais, só que Vlad disse q lá era mais complicado passar e ele mesmo mudou meu exame para Longueil. Anotou apenas meu número, ligou para lá e mudou. Além disso, ele conseguiu uma data bem mais perto.
    Como eu disse, no primeiro rendez-vous vc n marca o exame prático pq vc precisa ter passado no exame teórico. Eles te dão um papel com o telefone para vc poder agendar o exame prático e telefone dos lugares para alugar o carro para fazer a prova.
    Vlad n é empregado do SAAQ, mas acredito que ele tenha contatos lá dentro para marcar datas (em Longueil). Mas ele n consegue fazer vc ser aprovado no exame rs.
    Espero ter respondido.
    Abraços!

  8. Pedro
    Postado em March 19, 2012 at 23:50 | Permalink

    Oi Gabriela,
    Voce teria ainda o telefone ou email do Vlad?

    Regards,

    Pedro