Mercado de trabalho em Montréal – Canadá. Primeiros passos.

Acredito que o maior medo de um imigrante ao chegar no Canada é em relação ao Mercado de Trabalho.

Quando eu voltei das minhas “férias” do Brasil, no último inverno, eu pensei que já era hora de procurar algo por aqui, mesmo com o projeto no Brasil.

Acontece que eu tinha feito a tradução do meu currículo no Brasil, por exemplo, mas ele não estava nos padrões canadenses. E mesmo sabendo que o mercado de web é relativamente fácil, resolvi que era hora de procurar um centro de emprego para tirar minhas dúvidas. Eu sei que muito de vocês já chegam com tudo isso pronto.

Fui em três centros. Sendo um deles, o Emploi Québec de Cotê-des-Neiges, que não gostei. O melhor centro foi o: http://www.crecdn.com/ . Eles são super organizados e o treinamento acontece individualmente. Vale lembrar que, pelo menos nesse centro, eles não garantem emprego.

O treinamento consiste em aprender sobre o Mercado de Trabalho, aprender sobre você mesmo, suas qualidades e defeitos e como você deve apresentá-los ao seu futuro empregador. Além disso, eles fazem seu cartão de visita, corrigem seu currículo em francês e inglês e por fim, você faz uma entrevista filmada, na qual o conselheiro avalia junto com você, os seus pontos fortes e fracos. Isso inclui a roupa que você usa, cabelo, acessórios, perfume, etc.

A parte mais chata do treinamento é quando você tem que ligar para as empresas e tem meta de ligação por dia. Sim, já que ninguém te conhece, você tem que fazer contatos. Literalmente, você pega a lista telefônica e sai ligando. Pelo menos, eles tinham uma lista só para designers. rs Eu odiava muito isso!! rs Mas foi bom porque  ajudou a me “soltar”.

Eu achava que esse método nunca iria funcionar. Mas ela me rendeu um ótimo contato  com uma boa empresa aqui. Embora na época, eu acabei optando por uma outra em que eu fiquei até um mês atrás, mas isso é outra história. rs

Infelizmente, tenho visto muitos brasileiros (e outras pessoas da América Latina) frustrados com o mercado de trabalho. Principalmente pessoas mais qualificadas com doutorado e engenheiros. O que eu acredito que acontece é que eles valorizam muito o CEGEP aqui no Québec. O curso dura em torno de 2 a 3 anos e logo você está apto a entrar no mercado de trabalho. E é fato que eles normalmente preferem um quebecois com um CEGEP do que um brasileiro com doutorado. Fora que engenheiros e arquitetos, por exemplo, precisam passar na ordem. Vale lembrar que quando fazemos o processo de Imigração devemos entender que ao chegarmos aqui, a depender da área é como começar do zero. Vale a pena?

Eu considero que em parte, o Ministério é responsável por essa frustração. Realmente, não tem como sabermos ao certo antes de imigrar como funciona exatamente o mercado aqui. E eu não sei até que ponto é válido para certas pessoas virem para o Canadá, ou pelo menos para o Québec, se no Brasil essas pessoas já têm excelentes empregos. (Claro que não estou considerando o fator qualidade de vida, segurança, etc. Somente o aspecto profissional).

Outra coisa importante: pelo menos em Montréal, eu diria que é quase fundamental falar inglês. Às vezes, até mais do que francês. E eu coloco em negrito porque se você não falar inglês, sua chance de ficar desempregado aumenta consideravelmente, principalmente para quem trabalha com tecnologia!!

Sobre a área de WEB, eu diria que ela está muito bem obrigada. Não posso reclamar, se eu comparar com o número de ofertas que eu tinha em Salvador, faz muita diferença. Principalmente se você sabe muito mais do que “só”  fazer layout.

Não esqueçam também de procurar se integrar com as comunidades da sua área. Conhecer pessoas. Aqui como em qualquer lugar do mundo, o Network faz toda a diferença! E não esqueça do seu cartão de visitas. ;)

Boa sorte!

30 Comentário

  1. André Farzat
    Postado em October 19, 2010 at 14:26 | Permalink

    Acho que o mais difícil do que aprender a cultura e o idioma é o fato do nosso estudo e diplomas não servirem de muita coisa no Canadá. Pelo que eu vi só quem imigrou empregado (por visto de trabalho) não precisou voltar alguns degraus na profissão para conseguir trabalhar.
    E por mais que nos preparemos antes de imigrar, é muito difícil arrumar trabalho rapidamente, pois a cultura do mercado é diferente. Esses centros de emprego são essenciais!

    Ótimo post!
    Beijos

  2. Postado em October 19, 2010 at 21:10 | Permalink

    Engraçado que eu tinha te pensado em te mandar um e-mail hoje falando sobre isso, porque quero me especializar em flash antes de ir pro Québec. Aliás, como está a área dessa por aí?

    Já faço site, mas eu ‘empaco’ somente no layout e tinha lido que as empresas daí não há acumulo de tarefas, cada um faz uma coisa…Só que quero mesmo ficar só no flash, como desenvolvedora.

    Muito importante o que você falou do inglês que é essencial. Tenho visto muita gente deixando o idioma de lado só porque vai morar em Montréal. Acho que até mesmo em cidades menores – Québec Ville e Gatineau- ser fluente em língua inglesa vai ser um ótimo diferencial.

    Beijos Gabi e Obrigada pelo post!

  3. Postado em October 20, 2010 at 00:18 | Permalink

    Oi, Gabi!

    Vamos trocar figurinhas? Vc pode me mandar um mail para a gente conversar mais sobre a área? Tb trabalho com web.

    Obrigada.

    Um abraço.

    Maíra.

  4. Postado em October 20, 2010 at 14:05 | Permalink

    Oi Nannah!!

    O mercado de flash aqui ainda é forte, mas vejo que é uma atendência diminuir. E provavelmente eles vão querer alguém que também faça layout – não tenho certeza sobre isso. Essa questão de acumulo de tarefa é muito relativa. Depende do porte da empresa e etc. Esteja preparada!
    Vejo ainda algumas empresas fazendo todo site em flash, outras já estão mais preocupadas com a acessbilidade e evitam usar.
    Você pode trabalhar com programas como o Flash Builder. Acho que seria interessante. Já que o Flash é muito mais do que websites.
    Recomendo acompanhar as vagas que aparecem nos sites de emprego para saber como tá a demanda de flash.
    Como eu não gosto de flash, sempre evitei vagas que precisavam conhecimento profundo.
    Acho que é isso!!
    Beijos beijos =)

  5. Postado em October 20, 2010 at 14:14 | Permalink

    Oi Maíra,

    Claro, espero ajudar de alguma forma =)

    Abraço!

  6. Postado em October 20, 2010 at 17:36 | Permalink

    É Gabi e com o flash tem outro problema, a compatibilidade sobretudo pra iphone e ipad, né? A guerra da Apple que o diga…vou investir em CSS 5 por ser tendência também. Beijão e Obrigadão!

  7. Postado em October 20, 2010 at 17:45 | Permalink

    Informações do Canadá, e ainda de TI são mega bem vindas!

    É sempre bom ir acompanhando o mercado, mesmo que longe ainda da ida.

    É difícil alguém falar sobre a área de qualidade e teste de software, mas acho que o mercado em Montréal ainda é mais aquecido do que Brasília que possui várias fábricas de teste e fábricas de software.

    Quanto ao CV, letter e outros aparatos necessários para entrar no mercado canadense, se pudesse nos disponibilizar um modelo para nos basearmos, é uma boa. Até mesmo para quem tem se candidatado ainda no Brasil pra vagas por aí! Claro que todo imigrante tem sempre que passar pelos centros de treinamento, e é uma experiência construtiva.

    Muito bacana as dicas!

    Abraços!

  8. Postado em October 20, 2010 at 17:55 | Permalink

    Oi Filipe,
    Vou criar um modelo para disponibilizar. Provavelmente farei isso no fim de semana, tá bom? =)
    Sem dúvida, o mercado aqui é melhor do que no Brasil para TI, mas claro que é muito relativo.
    Afinal de contas, se compararmos certos salários no Brasil, acho bem dificil alguém conseguir ganhar algo parecido no Canadá logo.
    Não que seja impossível, mas bem sabemos que a desigualdade no Brasil é maior.
    Ou seja, um excelente profissional no Brasil pode ganhar muito mais do que aqui no Canadá.
    Acho que a maior vantagem mesmo é na quantidade de ofertas e não exatamente no salário.
    Obrigada pelo comentário!
    Abraço!

  9. Letícia
    Postado em December 7, 2010 at 12:06 | Permalink

    Oi Gabi, td bem?

    Bom eu não sou dessa area de trabalho e tal, alias estou tentando saber a qual pertenco.
    Mas estou encantada com algumas cidades e qualidade d vida do canada e gostaria de saber s vc sabe me dizer alguma coisa sobre o mercado em geral e as facilidades/dificuldades para imigrantes por aí. Pois estou pesquisando sobre tudo o q posso e tentando me decidir para seguir em frente!

    espero q entenda e possa dividir conosco mais algumas informacoes interessantes

    obrigada

    Letícia

  10. Postado em December 13, 2010 at 15:32 | Permalink

    Oi Letícia,

    Tudo bem sim! E muita neve! rs
    Bom, sobre o mercado de trabalho, fica um pouco complicado eu responder sem saber sobre sua área. Até porque, eu não sou uma especialista. Posso dizer que o mercado de web vai bem. Outro fator importante é o conhecimento do inglês, quanto mais fluente você for, mais chance de conseguir um trabalho mesmo que não seja na sua área.
    Infelizmente, o inglês é o primeiro diferencial que temos em relação aos nativos e que tem demanda nas empresas.
    Portanto, não estude só francês!
    Gabi

  11. Junior
    Postado em May 7, 2011 at 17:44 | Permalink

    Oi Gabi, td bem?
    vc sabe me dizer qual é a plataforma mais utilizada em Montreal para desenvolvimento web: Java ou Dot Net? Qual esta sendo a tendencia? No momento eu tenho a certificação SCJP e pretendo tirar a SCWCD, mas tambem tenho o sonho de imigrar para o Canadá, gostaria de saber se estou no melhor caminho.
    Obrigado

  12. Postado em May 7, 2011 at 23:10 | Permalink

    Oi Junior,
    Eu não sou programadora, mas eu acredito que as duas estão bem. Seria interessante também ASP net. Não sei se você programa.
    Mas só de você ser da area de TI, eu diria que suas chances são bem grande por aqui.
    O que está faltando para aplicar?!
    Abraços!

  13. João Soares
    Postado em November 24, 2011 at 17:00 | Permalink

    Olá Gabriela

    Estou fazendo o processo de imigração para o Quebec. Por acaso, você tem alguma informação sobre o mercado de trabalho para um designer gráfico, mais especificamente design editorial?

    Obrigado desde já.

    Abraço!

    João

  14. Postado em November 30, 2011 at 23:25 | Permalink

    Oi João,

    Sinceramente, depende mto da sua experiência. Recomendo vc dar uma olhada no site Inforpress. Acho que grande maioria das vagas, vc pode encontrar por lá. Acho que não é um mercado tão fácil, ao menos que vc tenha um grande diferencial, como eu disse. Um portfólio ajuda mto. Vejo mais vagas pra direção de arte do que somente para editoração.
    Espero ter ajudado!
    Qualquer outra dúvida, escreva.

    Abraços!

  15. Vívian Pacheco
    Postado em March 8, 2012 at 14:50 | Permalink

    Gabi,

    Você tem algum conhecimento sobre o mercado publicitário para brasileiros? Pirncipalmente na área de atendimento e planejamento? Sei que Montreal é muito bem vista mundialmente na área, mas queria saber um pouco mais sobre como é para brasileiros em início de carreira…

    Bêjo!!

  16. Postado em May 27, 2012 at 11:53 | Permalink

    Gabriela, poderia dizer como anda o mercado aí para quem trabalha com web usando tecnologia microsoft como aspx e C3. Obrigado.

  17. Postado em May 27, 2012 at 11:54 | Permalink

    C3 = (CSharp)

  18. Helen
    Postado em June 4, 2012 at 11:04 | Permalink

    Boa tarde Gabriela,
    Você saberia me dizer se posso ir para Montreal com visto de turista e depois procurar um empregador la que aceite mudar o meu visto para Visto de Trabalho??

    Obrigada

  19. Postado em June 12, 2012 at 22:11 | Permalink

    Oi Vivian,

    Eu trabalho principalmente com web, mas posso dizer que o trabalho em agências é bem parecido com o do Brasil (as que eu conheci – em torno de 5).
    Se for atendimento e em Montréal que vc terá que falar inglês e francês, recomendo saber muito bem os idiomas.
    Infelizmente, quanto mais a profissão depender de uma boa comunicação, mas precisamos falar bem, pois eles não querem colocar alguém que fale “mal” para representar a empresa.

    O começo depende muito, mas pense sempre que normalmente é preciso dar alguns passos para trás. Ao menos que vc tenha trabalho em uma empresa multinacional ai no Brasil e eles conheçam a empresa aqui.

    Espero ter ajudado!

    Abraços!

  20. Postado em June 12, 2012 at 22:23 | Permalink

    Oi Luis,

    O mercado está muito bom, obrigado! rs Bom, falando com alguns amigos meus de TI, eles disseram que vc n deve ter problemas para conseguir algo, considerando apenas o conhecimento técnico. Mas fatores como idioma também são importantes!

    Abraços!

  21. Postado em June 12, 2012 at 22:25 | Permalink

    Oi Helen,

    O processo de emprego é um complicado. Se vc pretende fazer isso, o ideal é que vc já tivesse algum contato por aqui, pq seu empregador vai precisar provar que ninguém mais aqui do Canadá é capaz de preencher sua vaga.
    Ele precisa inclusive, publicar a vaga para provar que procurou gente e não achou.
    Espero ter ajudado!

  22. Back
    Postado em December 5, 2012 at 02:52 | Permalink

    Estou desempregado ha 6 meses aqui em Montreal mesmo sendo fluente em ingles e falar bem frances. Me formei aqui em Montreal, na Concordia, com mençoes honrosas mas nada disso valeu. A minha área, Economia, não tem emprego. É realmente muito frustrante. Acredito que a área de TI seja muito melhor para arranjar emprego uma vez que o ingles é essencial. Discordo quando voce diz que o ingles é o principal. Na verdade é o contrário, se não falar frances, não vai pra frente aqui. Estou me mudando para Ontário proximo ano pois terei mais chances por lá.

    No Brasil, a proporção de pessoas com diploma na população é muito mais baixa que aqui. Some se a isso uma produtividade mais baixa em geral. Emprego no Brasil é muito mais fácil. Consegue se um emprego de auditor numa empresa tipo Delloite com pouca ou nenhuma experiencia. Aqui no Canadá voce não conseguirá nada nem parecido com isso pois além de exigirem 3 a 5 anos de experiencia, ainda pedem certificaçÕes como CA ou CFA. Fora os softwares. Ou seja, aqui o mercado de trabalho é muito mais acirrado pela quantidade de gente diplomada e com qualificação.

    Infelizmnete estou muito decepcionado com minha experiencia aqui, não voltarei ao Brasil pois moro com minha mulher, que é canadense e acho que, de um jeito ou de outro, as oportunidades aparecerão.

    Parabéns pelo blog e sucesso.

  23. Postado em December 5, 2012 at 21:45 | Permalink

    Olá!

    Obrigada pelo seu comentário!
    Infelizmente, eu não entendo nada da área de economia, então não posso falar nada sobre o assunto. Sobre o fato de falar inglês, acho que depende muito onde vc vai trabalhar. Por exemplo, na empresa onde eu trabalho hoje, PRECISA falar inglês pq o escritório principal fica em Boston e sem inglês, não tem como vc trabalhar lá. Pelo o que eu vejo, eu diria que falar francês é o básico, afinal, estamos em uma provincia francofona, mas sabendo inglês, ajuda muito. Eu sinto muito pela sua experiência, vc pensou em mudar de área? Aplicar para alguma outra coisa? Eu digo isso pq estamos fazendo seleção na minha empresa para designer de interação e tivemos alguns candidatos que só começaram a atuar na área recentemente, pois eram de outras areas antes. Eu n sei se essa é a melhor opção, mas se n tentarmos, nunca vamos descobrir :) Te desejo uma boa sorte em Ontario! Se for inglês, tenho certeza que é o lugar! Abraços!

  24. Back
    Postado em December 11, 2012 at 14:37 | Permalink

    Olá, Gabriela!

    Você tem toda a razão. Depende da área que você trabalha. O problema é que os empregos tipo “entry level” ou “recent graduate” na minha área em geral exige uma interação com o pessoal local. O frances é muito importante para entrar, na medida que voce sobe no job ladder, ele se torna mais e mais insignificante. Ingles é a linguagem dos negocios a despeito do que aquela louca da Pauline Marois queira fazer por aqui.

    Olha, já viajei muito e Montreal é uma das melhores cidades que já passei. Infelizmnete o problema do frances me atrapalhou, queria muito ficar aqui mas acho muito dificil. Montreal tem tudo, tudo mesmo. Adoro os restaurantes daqui, se come muito bem a um preço muito acessível. Fora o “Bring your own wine”, né? Sem contar os shows, atrações e etc.

    Infelizmente não acho que tenho nada a ver com qualquer coisa relacionada a designer ou do genero. Mas obrigado pelo toque. Dá pra perceber por que voce está muito bem aqui, voce é guerreira e merece.

    Muito sucesso!

  25. Gabriela Gonçalves
    Postado em February 7, 2013 at 21:34 | Permalink

    Olá, tudo bem?
    Me ajude Gabriela..rs

    Eu sou formada em Marketing, sou designer gráfico tb (corel/indesign) e meu marido é desenvolvedor web, programa principalmente em java e php,(html, xml, javascript, xstl, json), ele tb é tecnico em informatica e esta formando em Tecnológo de Sistemas para Internet. Planejamos deixar nossa vida no Brasil e recomeçar ai com nossa familia, temos dois filhos e meu maior medo é ficarmos desempregados…Como está o mercado de trabalho? Estamos estudando francês e temos uma boa noção de inglês, e tb o estamos estudando.

  26. Postado em April 29, 2013 at 22:44 | Permalink

    Olá Gabriela,

    O mercado geralmente tem espaço para programador. Para Designer é sempre mais complicado, mas não impossível.
    Pode ser que você consiga um emprego rápido, para isso recomendo que você tenha um bom portfolio.
    Eu não conheço nem uma empresa aqui que use Corel. Recomendo você estudar Illustrator.
    Além disse, inscreva-se no LinkedIn. Acompanhe as solicitações do mercado na área gráfica.

    De uma forma geral, o tempo médio para conseguir um emprego aqui eu estimaria em 4 meses. Por isso, é bom ter uma reserva financeira de até 6 meses.

    Abraços!

  27. ISELA
    Postado em August 13, 2013 at 10:40 | Permalink

    queria saber onde posso comprar um note book em montreal que tenha bom preço e qualidade…será que qualquer mercado serve?….agradecida ….tem marcas que se adaptam melhor???

  28. Postado em October 16, 2013 at 11:29 | Permalink

    Ola Isela,

    Recomendo vc olhar no BestBuy, FutureShop, Apple Store.

    Abracos

  29. cassio
    Postado em July 22, 2014 at 05:18 | Permalink

    Ola Gabriela,
    vc saberia me informar como esta a area de redes, infraestrutura(cisco,microsoft) ai em montreal?
    Esta saturada,ha uma certa demanda ou não ha emprego nessa area rsrs…
    Desde já agradeço

  30. Postado em February 2, 2015 at 01:21 | Permalink

    Oi Cassio,

    Desculpa a demora. Eu não sei sobre essas areas. Recomendo você olhar nos sites glassdoor.com e indeed.ca.

    Abraços,

    Gabriela