Mudanças no processo de Québec

Recebi este email do Consulado hoje sobre as mudanças do Processo de Imigração do Quebec.

Bom dia,

Pedimos a gentileza de tomar conhecimento das mudanças referentes ao processo de envio das demandas de imigração ao Escritório do Québec em São Paulo:

  • Informamos que o Ministério de imigração e das comunidades culturais do Québec determinou a reorganização das operações dos escritórios localizados em territórios estrangeiros. Em razão destas mudanças, as atividades do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo serão transferidas ao México e, a partir de 1° de janeiro de 2012, será necessário enviar as demandas de certificado de seleção diretamente ao escritório de Imigração do Québec no México, no endereço abaixo:

 Délégation générale du Québec

Bureau d’immigration du Québec à Mexico

Av. Taine 411, Col. Bosque de Chapultepec (Polanco)

México, D.F. 11580

Mexique

As atividades de promoção, bem como as entrevistas de seleção, continuarão a ocorrer no Brasil.

  • Todos os novos candidatos à imigração na categoria “Trabalhadores Qualificados” que desejam obter pontos no quesito “conhecimento de francês” (tanto o requerente principal como o cônjuge), bem como de inglês (apenas para os requerentes principais), deverão, a partir de agora, demonstrar seus conhecimentos em expressão e em compreensão orais apresentanto, no momento do envio de sua demanda, os resultados de um teste de competências lingüísticas realisado através de um estabelecimento reconhecido pelo Ministério. Os testes aceitos são, para o francês: DELF ou DALF ou TCFQ ou TCF ou TEFaQ e, para o inglês, o  IETLS. Para mais informações sobre os testes requeridos, consulte:
    1. Para os testes TCFQ, TCF, DELF e DALF: www2.ciep.fr/tcf/Centres/Liste.aspx
    2. Para os testes TEFaQ e TEF: www.fda.ccip.fr/tef/centres
    3. Para o teste de inglês IELTS: www.ielts.org

A aplicação das novas regras se aplica às demandas recebidas no escritório a partir de 7 de Dezembro de 2011.

Para obter informações sobre o processo, acesse www.imigrarparaquebec.ca

Atenciosamente,

Bureau d’Immigration du Québec à São Paulo

9 Comentário

  1. Daniel Chynayd
    Postado em December 24, 2011 at 02:29 | Permalink

    Oi Gabi, como vai? antes de tudo, parabéns por sua conquista, não te conheço, mas sei que você é uma batalhadora e como já se pode notar, uma vencedora.

    Eu tenho pesquisado bastante sobre vida estudantil no Quebec e às vezes surgem dúvidas difíceis. Uma que talvez vc possa me ajudar é: um residente permanente paga as mesmas taxas que um estudante quebequense? ou ele continua pagando taxas de estudante estrangeiro( que são mais caras).
    Outra dúvida e que talvez eu esteja viajando devido ao meu Francês que ainda está melhorando, é sobre a Ulaval. Ela tem critérios de aceitação no curso de medicina e um deles é priorizar alunos quebequenses.. nesse caso, vc acha que o residente permanente estaria no mesmo nível? teria o mesmo peso na priorizaçãó? por favor me ajude, todas essas dúvidas podem traçar os rumos da minha vida, pois quero morar e trabalhar em Quebec, mas somente se eu puder conciliar com o meu curso de medicina… obrigadoo!!

  2. Postado em March 1, 2012 at 11:45 | Permalink

    gostaria que vc min add no msn queria conversar com vc newton_procopio@hotmail.com

  3. Rafael
    Postado em March 7, 2012 at 17:07 | Permalink

    Cadê as atualizações?? 2 meses se passaram sem nem um “pio”, hehe
    Conheci o processo de imigração para Quebec há pouco tempo atrás, e pouco tempo depois conheci seu blog.
    Sou formado em C. da Computação e gostei da ideia de imigração para Quebec, mas ainda estou amadurecendo a ideia.

    Abraços

  4. Vívian Pacheco
    Postado em March 8, 2012 at 16:52 | Permalink

    Olá, acabei de deixar um comentário sobre o mercado de trabalho, mas pesquisando mais sobre todo o processo, nesse e em outro blogs, me surgiu uma outra dúvida.
    Tenho visto depoimentos de pessoas muito desanimadas com o tempo do processo, alguns já aguardam ha mais de 2 anos. Você tem alguma informação recente sobre isso?

  5. Gustavo
    Postado em March 26, 2012 at 08:54 | Permalink

    Opa, bom? E as novidades? Depois de quanto tempo você conseguiu um emprego remunerado?

  6. Postado em June 12, 2012 at 22:05 | Permalink

    Oi Jose,

    Você pode mandar suas dúvidas para gabiviana@gabiviana.com.

    Obrigada!

  7. Postado em June 12, 2012 at 22:07 | Permalink

    Oi Rafael,

    Acredite que eu n recebi nada no meu email de perguntas. E apenas hoje fui olhar. Sei que estou super atrasada no blog rs, mas estive sem tempo e agora estou de “férias”. Estou postando hoje um post bem grande contando meus “3 anos” aqui no Canadá =)
    Espero que vc continue com o projeto, mesmo com essa desanimação do governo.

    Abraços!!

    Gabi

  8. Postado em June 12, 2012 at 22:17 | Permalink

    Oi Vivian,

    Estou vendo seu comentário sobre o tempo de processo.
    Sim, o processo tem demorado muito e eles têm mudado os critérios também, incluindo uma lista de só aceitar profissões em demanda.
    Ainda ontem ouvi uma entrevista com o pessoal do governo dizendo que eles estão focando em pessoas qualificadas com menos de 30 anos.. que dizer.. isso são considerações para a nova seleção e eles devem cancelar diversos processos inclusive de pessoas que já estão esperando há bastante tempo.
    http://www.radio-canada.ca/audio-video/pop.shtml#urlMedia=http://www.radio-canada.ca/Medianet/2012/CBF/DimancheMagazine201205271008_5.asx

    Também não existe previsão de entrevistas para a América do Sul antes de Agosto.
    http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Programmation-missions-travailleurs-lieu.pdf

    Acho tudo isso bem triste, principalmente para as pessoas que estão esperando há anos e projetaram suas vidas aqui no Canadá. Mas infelizmente, são eles que decidem.

    Espero ter ajudado novamente!

  9. Postado em June 12, 2012 at 22:21 | Permalink

    Oi Gustavo,

    Quando cheguei no Canadá, trabalhei um tempo para o Brasil. Entre mandar currículo e conseguir algo foi em torno de 1 mês. Mas isso depende muito da sua área e sua capacidade de se comunicar.

    Abraços!