2 anos de Canadá!

Centro - Montreal

Nossa, o tempo passa rápido! Outro dia estava fazendo 1 ano de Canadá.

Lembro-me quando cheguei aqui sem saber nada, sem amigos.

Abri conta, escolhi o celular, aluguei o apartamento, luz, gás, documentos… fiz alguns contatos.

Meu pai veio comigo, e por volta de 1 mês e meio depois que ele voltou, minha irmã e mãe chegaram.

Nos primeiros meses era basicamente ficar em casa. Sem saber falar a língua direito, com medo de errar. Então começou a francisação. Logo depois fui convidada para um projeto a distância no Brasil.

Tudo isso me deu a oportunidade de fugir para o Brasil, nesse que seria meu primeiro inverno canadense. Fiquei no Brasil 3 meses e depois voltei. Continuei meu trabalho a distância, até que resolvi procurar emprego.

Nesse meio tempo meu pai veio novamente me visitar. Muitos currículos enviados. Algumas entrevistas. Posso dizer que fazer entrevista de emprego é muito pior que fazer entrevista para imigração!  E no final das contas, tive duas oportunidades. Fiquei num dilema horrível. Decidi e não foi a melhor opção. Pedi demissão e 20 dias depois comecei a trabalhar na empresa que estou até hoje e adoro, além de um emprego, ganhei amigos!

Desde que comecei a trabalhar na última empresa (9 meses):

  • comecei meus cursos de inglês na McGill, estou fazendo até agora, para meu certificado de proficiência em inglês.
  • tornei-me voluntária do PMI e estou fazendo o novo site deles;
  • estou também fazendo o curso do PMI para minha certificação PMP;
  • fiz o curso de  Acessibilidade Web na Universidade de Montreal;
  • tirei meu visto americano (será o próximo post);
  • estou fazendo a primeira mudança.

Além disso, o meu francês quebecois melhorou muito. Hoje sou capaz de participar de conferências via Skype em francês ou assistir aulas com assuntos complexos, como no PMI em inglês.

Tudo isso não foi fácil e não está sendo. Estou vivendo o periodo mais sem tempo da minha vida, entre tantos cursos, voluntário, trabalho, mudança e preparativos para a chegada da minha mãe.

Posso dizer que nesses dois anos e depois do meu primeiro inverno oficialmente, tudo é possível. Só depende de quanto esforço e energia você despende para conquistar o seu lugar. As dificuldades por imigrar sozinha, não foram poucas, mas a felicidade de fazer novos amigos e receber sempre visitas, não tem preço!

E hoje está acontecendo a corrida de Formula 1 de novo! A cidadade está em festa, cheia de turistas, Ferraris e Lamborghinis e eu estou em casa, trabalhando e curtindo a chuva  pela janela depois de comer uma boa feijoada! :)

19 Comentário

  1. Postado em June 12, 2011 at 17:13 | Permalink

    Gabi, legal ler notícias assim. Me da mais vontade de chegar logo no Canada! Pena que a previsão de meu processo terminar é só quando vc ficar 3 anos! hehe

  2. Postado em June 12, 2011 at 19:40 | Permalink

    Oi Celso!
    O tempo passa muito muito rápido, você vai ver. Eu também lembro da aflição do meu processo, tudo bem que quando fiz, todo o processo federal + provincial demorava apenas 1 ano (isso foi em 2007)! E também o processo era menos conhecido.
    Eu sempre digo para aproveitar esse tempo que ainda estiver ai. Pouco importa se um ou dois anos. Aproveite familia e amigos! Porque é o que vc vai mais sentir falta quando tiver aqui e infelizmente, a passagem é cara e a viagem longa para visitar-los frequentemente!
    Acredito que seja uma forma de olhar o lado bom e tentar diminuir um pouco a ansiedade! rs
    Abraços!

  3. Gabriela Juppa
    Postado em June 12, 2011 at 22:09 | Permalink

    Oi Gabi, legal voce atualizar o blog, sempre acompanho! Estou vivendo a fase inicial aqui de ficar em casa, esperar a francisação, nao falar frances direito e nao ter amigos rss vc deve saber como é dificil! Me dá umas dicas como voce aguentou este tempo ocioso???!! rss
    E se puder falar mais sobre seu trabalho..
    Obrigada
    Gabriela Juppa

  4. Postado em June 12, 2011 at 22:14 | Permalink

    Oi Gabi!

    Sempre fica complicado atualizar o blog sempre, infelizmente! Eu ainda tenho coisa do inverno para escrever! O problema é arranjar tempo, selecionar foto!
    Bom, eu sempre fui viciada em Internet, então ficar em casa não foi mto complicado no meu caso rs.
    O que você gostaria de saber mais sobre o meu trabalho? Hmm, eu sou webdesigner e trabalho numa empresa de comunicação chamada Kindo Communication.
    Você mora aqui em Montreal?
    Abraços!!

  5. Postado em June 13, 2011 at 06:33 | Permalink

    Massa Gabi! É isso ai!! bjo!

  6. Postado em June 13, 2011 at 15:33 | Permalink

    Gabi! Que felicidade! Parabéns! Fico muito feliz. Imigrar sozinha não é fácil, mas a gente consegue. Eu vim pra SP, mas pretendo dar continuidade no processo daqui… É bom, já que estou aprendendo a me virar sozinha, antes de ir pra Montréal. Tô ensaiando já! Beijos!

  7. Postado em June 13, 2011 at 17:02 | Permalink

    Que maravilha Gabi!

    É engraçado as vezes nossa concepção de tempo né? Quando esperamos algo, o tempo passa devagarzinho… Mas quando estamos passando por uma fase de superação e desafios, o tempo voa, e nem acreditamos que fizemos tanto em tão pouco!

    Então vamos nessa! Siga forte rumo ao terceiro ano e sucesso!

    Abraços!

  8. Postado em June 13, 2011 at 20:10 | Permalink

    Oi Filipe!
    Vc está super certo, eu ando correndo tanto que quando eu acordo e penso de novo, já está de noite rs.
    Obrigada!
    Abraços!! =)

  9. Postado em June 13, 2011 at 20:11 | Permalink

    Vc tá em SP?! Não estava sabendo dessa!
    Entrou com o processo?
    A gente consegue sim, Nana! Acredite sempre =] Obrigada!!
    Beijos!!

  10. Postado em June 13, 2011 at 20:13 | Permalink

    Shade!!!

    Estamos conseguindo! Cada dia é uma batalha, não é mesmo?!
    Estou feliz com suas vitórias também! Sempre vejo tudo no Facebook!
    Beijos!

  11. Gabriela Juppa
    Postado em June 21, 2011 at 20:51 | Permalink

    Oie, estou em montreal sim, cheguei com meu namorado no final de Abril. Para mim está sendo complicado esta fase de esperar, é a culpa de não fazer nada rs. Estou aguardando a francisação e parece que vai ser na Universidade Montreal também, estou torcendo.
    Quanto ao seu trabalho era isso que queria saber mesmo, achei q voce trabalhasse com Marketing.
    Enfim parabéns pelos 2 anos!
    Abraços
    Gabi

  12. Postado em July 17, 2011 at 16:19 | Permalink

    Ola Gabriela, desculpe a invasao no seu blog, hehehe.. Mas gostaria de tambem lhe dar parabens por toda sua coragem e por ter conseguido tantas coisas ai, sei que fazer isso tudo sozinha nao deve ser nada facil. Enfim na verdade eu estou morando em Toronto(Canada)com meu namorado, ja estamos aqui a um ano mais ou menos.. e estamos querendo ir para Montreal Quebec.. mas sem conselhos, dicas, e sem conhecer alguem por ai sabemos que sera mais dificil… Ja visitamos Montreal uma vez, e achamos muito lindo. Se nao for encomoda-la e se vc souber de algumas coisas.. poderia nos informar? Gostaria de saber referente as escolas de frances?? sites, precos??? Tem alguma ideia para eu procurar? Muitissimo obrigada, e desculpe qualquer coisa!!!

  13. Postado em July 19, 2011 at 10:42 | Permalink

    Oi Bianca,

    Obrigada por seu comentário!
    Bom, vcs fizeram o processo de imigração por Quebec ou pelo Federal?
    Se fizeram por Quebec, melhor. Vcs terão todos os direitos, escolas mais baratas, etc. Caso tenham feito o Federal, vcs pagarão o preço de um residente do Canadá e não do Quebec que é bem mais barato.
    Sobre as escolas, eu recomendo fazer francês nas universidades, acho que tem um peso bom no currículo e caso vcs estejam pensando em fazer algum curso.
    Caso não, existem diversas escolas particulares. Algumas a partir de 200 dólares por semana.
    Me diga por onde vc fez o processo e os objetivos futuros (fazer pós, etc) , assim eu poderei ajudar melhor.

    Abraços!!

  14. Postado em February 10, 2013 at 00:52 | Permalink

    Bonsoir Gaby Viana
    Sei que não me conhece,mas gostaria muito se voce podesse me fornecer algumas informações referente a bousas de estudos,e como funciona as coisas no Canada,pois aqui no Brasil um bom curso de frances é muito caro.
    Tenho muita vontade de trabalhar ai e aprender o a lingua francesa corretamente,mas como não tenho amigos ou contato de pessoas que moram no canada fica dificil ter informações concretas.
    Se puder me ajudar eu agradeço muito.

  15. Postado em April 29, 2013 at 22:41 | Permalink

    Oi Cristiano,

    Desculpa a demora em responder. Então, eu não sei direito sobre bolsas de estudo para estudo de Francês. Seria mais fácil se fosse bolsa de estudo para Mestrado e Doutorado, provavelmente por algum contato de uma universidade no Brasil.

    Espero ter ajudado!

  16. Bruna
    Postado em February 4, 2014 at 08:08 | Permalink

    Oi Gabi,

    Estou querendo fazer o processo para imigrar para o Canada com minha filha de 9 anos, trabalho na área de projetos para a Thomson Reuters. Por onde devo começar a buscar informações para imigração ?

  17. Vanessa
    Postado em June 2, 2014 at 18:13 | Permalink

    Oi Gabi! Tudo bem? Estou querendo fazer inglês na McGill tbm… Vc pode falar o que acha do curso? Pensei no intensivo, mas é bem casei, vale a pena?

  18. Postado em February 2, 2015 at 01:09 | Permalink

    Oi Bruna,

    Pelo tempo, eu acredito que você já fez o que vou sugerir, mas aqui vai: Se for pela província do Quebec, recomendo dar uma olhada no site do Governo do Quebec, mas também no Governo Federal do Canada.
    Coloca no Google que você acha certamente. Além disso, tem milhares de blogs novos super atualizados com as novas regras, recomendo dar uma olhada também.

    Abraços,

    Gabi

  19. Postado em February 2, 2015 at 01:20 | Permalink

    Oi Vanessa,

    Acho que você já encontrou a resposta.
    Achei que o curso da McGill me ajudou muito :)
    Eu sempre peguei a máxima carga horário possível pq queria acabar logo!!
    Abraços,

    Gabi